CONSELHOS MUNICIPAIS DE ESPORTES DAS CAPITAIS BRASILEIRAS E O EXERCÍCIO DA PARTICIPAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/jlasss.v13i1.79825Palavras-chave:
Conselhos Municipais de Esportes, Participação, Institucionalização da participação, Inclusão.Resumo
O objetivo do artigo é examinar a institucionalização da participação da sociedade civil nos Conselhos Municipais de Esportes (CMEs) das capitais brasileiras, apresentando um quadro atualizado de sua criação, implementação, funcionamento e produção de bens democráticos. Foram utilizados dados disponibilizados pelo IBGE (2003, 2016), documentos dos CMEs e questionários aplicados aos mesmos ou órgãos adjacentes a respeito de suas estruturas e ações. Os resultados indicam altos e baixos na trajetória dos CMEs das capitais brasileiras, tanto em relação à sua institucionalização como na possibilidade de participação da sociedade civil em seu interior. Cinco conselhos criados entre 2003 e 2019 não chegaram a ser implementados. Dos 16 que em algum momento entraram em funcionamento, apenas cinco indicam ter se mantido em atividade desde a sua criação até 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).