As características de distribuição de bolsas no programa bolsa-atleta referentes à idade e ao sexo dos atletas olímpicos e paralímpicos

Autores

  • Philipe Rocha de Camargo Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Paraná - Projeto Inteligência Esportiva. http://orcid.org/0000-0002-1853-9632
  • Thiago de Oliveira Santos Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Paraná - Projeto Inteligência Esportiva. http://orcid.org/0000-0002-4191-7064
  • Sabrina Coelho dos Santos Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Paraná - Projeto Inteligência Esportiva.
  • Fernando Marinho Mezzadri Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Paraná - Projeto Inteligência Esportiva.

DOI:

https://doi.org/10.5380/jlasss.v8i2.59190

Palavras-chave:

Bolsa-Atleta, Financiamento ao Atleta, políticas para o esporte.

Resumo

Este estudo teve por objetivo identificar as características de distribuição de bolsas entre os atletas das modalidades olímpicas e paraolímpicas referente a idade e sexo dos atletas. Foram analisados dados de 16.200 atletas financiados pelo programa Bolsa-Atleta durante o período de 2005 a 2016, de acordo com os dados fornecidos pelo Ministério do Esporte e catalogadas no banco de dados do Projeto Inteligência Esportiva (IE)/UFPR. Utilizou-se o software estatístico IBM SPSS Statistics (v. 24) para a análise descritiva da caracterização dos participantes, que foram divididos em cinco categorias de acordo com as médias de idade de recebimento da bolsa, bem como de acordo com seu sexo. Os resultados indicaram a existência de diferenças significativas entre o investimento nos atletas em relação ao gênero, apontando um maior valor de pagamento para as mulheres, embora em menor número de beneficiadas; e apontaram para um maior beneficiamento de atletas inseridos nas categorias de idade 3 (25 à 35 anos) e 4 (35 à 45 anos). Este estudo representa um esforço inicial para ilustrar como o apoio aos atletas pode ser aprimorado, para além disto, esses resultados podem auxiliar os gestores no desenvolvimento de estratégias e políticas voltadas para estes atletas.

Biografia do Autor

Philipe Rocha de Camargo, Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Paraná - Projeto Inteligência Esportiva.

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013). É Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2016), e atualmente cursa o Doutorado em Educação Fisica na Universidade Federal do Paraná. Pesquisador do Núcleo de Estudos em Política Públicas para o Esporte (NEPPE)-UFPR e do Programa Inteligência Esportiva-UFPR/Ministério do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: Esporte, Estado, Esporte Universitário, Políticas Públicas para o Esporte e Lazer. Como interesse particular está envolvido com a modalidade de Handebol, na qual possui experiência em treinamento esportivo.

Thiago de Oliveira Santos, Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Paraná - Projeto Inteligência Esportiva.

Atualmente realiza Estágio Pós-doutoral na Universidade Federal do Paraná como Investigador Principal. Doutor pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, bolsista CAPES (título revalidado pela Universidade de São Paulo - USP). Mestre pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (título revalidado pela Universidade de São Paulo - USP). Licenciado pleno em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco. Possui experiência acadêmica, tendo lecionado em cursos de graduação, especialização e de mestrado em gestão do desporto (Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa), administração, educação física (licenciatura e bacharelado) e pedagogia. Participa como investigador em grupos de pesquisa do âmbito da gestão do desporto (Programa de Pós-Graduação em Educação Física e Projeto Inteligência Esportiva - UFPR/ME; Gequip ? ESEF/UPE, Centro de Estudos Noronha Feio ? FMH/ULisboa), Desenvolve estudos sobre gestão, marketing e os comportamentos de consumo no desporto com publicações de artigos em periódicos de relevo internacional. Tem participações e apresentações de estudos em congressos nacionais e internacionais em parceria com pesquisadores da Coventry University, Coventry/Reino Unido, Laurentian University Sudbury/Canadá, Concordia University, Saint Paul Minnesota/EUA, Biwako Seikei Sport College, Otsu/Japão, Temple University, Philadelphia/EUA, University of Kansas ? Kansas/EUA. É treinador de futsal em diversas categorias e clubes (Sport Club do Recife, Santa Cruz Futebol Clube, Lagarto Futsal, Faculdade ESUDA, Faculdade Maurício de Nassau, Escola Superior de Educação Física - Universidade de Pernambuco, Universidade Federal do Paraná, Infante Sagres/POR, Seleção Pernambucana de Futsal).

Sabrina Coelho dos Santos, Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Paraná - Projeto Inteligência Esportiva.

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2015), atualmente faz mestrado em Educação Física na Universidade Federal do Paraná (2016-2018), na linha de Lazer, Esporte e Sociedade. Tem experiência na área de Educação Física.

Fernando Marinho Mezzadri, Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Paraná - Projeto Inteligência Esportiva.

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1992) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2000). Atualmente Pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças e professor Associado da Universidade Federal do Paraná, na disciplina de Política Pública para o Esporte na graduação e pós-graduação. Desenvolvo pesquisas nas áreas de Políticas Públicas para o esporte, coordeno o Projeto Inteligência Esportiva em parceria com o Ministério do Esporte e represento o Brasil na pesquisa sobre anti-doping desenvolvida pela UNESCO. Diretor da Asociación Latinoamericana de Estudios Socioculturales del Deporte/ALESDE, membro da International Sociology of Sport Association/ISSA.

Downloads

Publicado

2018-07-30

Como Citar

Camargo, P. R. de, Santos, T. de O., Santos, S. C. dos, & Mezzadri, F. M. (2018). As características de distribuição de bolsas no programa bolsa-atleta referentes à idade e ao sexo dos atletas olímpicos e paralímpicos. Revista Da ALESDE, 8(2), 18–35. https://doi.org/10.5380/jlasss.v8i2.59190

Edição

Seção

Seminário de Políticas Públicas de Esporte e Lazer