As características de distribuição de bolsas no programa bolsa-atleta referentes à idade e ao sexo dos atletas olímpicos e paralímpicos
DOI:
https://doi.org/10.5380/jlasss.v8i2.59190Palavras-chave:
Bolsa-Atleta, Financiamento ao Atleta, políticas para o esporte.Resumo
Este estudo teve por objetivo identificar as características de distribuição de bolsas entre os atletas das modalidades olímpicas e paraolímpicas referente a idade e sexo dos atletas. Foram analisados dados de 16.200 atletas financiados pelo programa Bolsa-Atleta durante o período de 2005 a 2016, de acordo com os dados fornecidos pelo Ministério do Esporte e catalogadas no banco de dados do Projeto Inteligência Esportiva (IE)/UFPR. Utilizou-se o software estatístico IBM SPSS Statistics (v. 24) para a análise descritiva da caracterização dos participantes, que foram divididos em cinco categorias de acordo com as médias de idade de recebimento da bolsa, bem como de acordo com seu sexo. Os resultados indicaram a existência de diferenças significativas entre o investimento nos atletas em relação ao gênero, apontando um maior valor de pagamento para as mulheres, embora em menor número de beneficiadas; e apontaram para um maior beneficiamento de atletas inseridos nas categorias de idade 3 (25 à 35 anos) e 4 (35 à 45 anos). Este estudo representa um esforço inicial para ilustrar como o apoio aos atletas pode ser aprimorado, para além disto, esses resultados podem auxiliar os gestores no desenvolvimento de estratégias e políticas voltadas para estes atletas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).