A Gymnástica e o Sport no Lyceu de Muzambinho (1904-1929)

Autores/as

  • Mateus Camargo Pereira IFSULDEMINAS

DOI:

https://doi.org/10.5380/jlasss.v8i1.56567

Palabras clave:

Ginástica, Esporte, Ensino Secundário.

Resumen

Ancorada na perspectiva historiográfica dos Annales e por fontes documentais, iconográficas e orais, além de trabalhos que tematizam as políticas mineiras para a Gymnástica/Educação Physica nas primeiras décadas do século XX, este artigo discorre sobre as práticas de Gymnástica e Sport no Lyceu de Muzambinho entre 1904 e 1929. A Gymnástica tem se constituído como prática no Lyceu de Muzambinho desde os primórdios da instituição, nos primeiros anos do século XX, por meio da disciplina “Ginástica, Esgrima e Evoluções Militares”. Inicialmente como requisito obrigatório para a equiparação ao colégio Pedro II e associada à Instrução Militar, ganha a companhia dos jogos e modalidades esportivas em meados da década de 20, compondo uma educação do corpo cultivada com sentido festivo e educacional. Acompanhando os movimentos inspirados no movimento escolanovista que inspirou educadores mineiros tem nos Jogos Azul e Vermelho (JAVE) sua expressão pública mais importante. Composta por seções de ginástica sueca, desfiles, jogos e modalidades esportivas coletivas e individuais, os JAVE serão uma marca singular da instituição educacional que se tornará Ginásio Mineiro de Muzambinho em 1929, inaugurando um novo período para a escola outrora particular, dirigida pelo Reitor Salathiel Ramos de Almeida. 

Biografía del autor/a

Mateus Camargo Pereira, IFSULDEMINAS

Sou licenciado em Educaçao Física pela Faculdade de Educação Fisica da Unicamp (2002) e mestre em Educação pela Faculdade de Educação da mesma universidade (2006). Atuei como professor no ensino fundamental e médio na rede estadual de ensino de São Paulo (2006/2008), nas redes municipais de Vinhedo (2007/2010) e Campinas (2010). Entre 2008 e 2010 atuei como professor no projeto social Alquimia Jovem, do Instituto Rhodia. Atualmente sou professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - IFSULDEMINAS - campus de Muzambinho, coordenando o Centro de Memória da Educação Física, Esporte e Lazer do IFSULDEMINAS - campus Muzambinho (CEMEFEL). Tenho intensa atuação na formação de professores de Educação Física, tendo lecionado as disciplinas História da Educação, História da Educação Física, Sociologia e Antropologia da Educaçao Física, Filosofia e Ética da Educação Física, Didática da Educação Física, Estágio Curricular Supervisionado I, II e III (ensino infantil, ensino fundamental I e II e ensino médio). Coordenador do PIBID IFSULDEMINAS Muzambinho (sub projeto educação física) de 2012 até a abril de 2016. Membro do GTT Memórias da Educação Física do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (UNESP de Rio Claro) , com bolsa da CAPES (Pró-doutoral)

Publicado

2018-04-17

Cómo citar

Pereira, M. C. (2018). A Gymnástica e o Sport no Lyceu de Muzambinho (1904-1929). Revista De La ALESDE, 8(1), 1–15. https://doi.org/10.5380/jlasss.v8i1.56567

Número

Sección

Artículos originales