O esporte e a Indústria Cultural: A espetacularização e mercantilização do esporte na sociedade líquido-moderna
DOI:
https://doi.org/10.5380/jlasss.v6i1.46972Palavras-chave:
Esporte-espetáculo, mídia, indústria cultural, sociedade do consumoResumo
O presente estudo teve como objetivo discutir a relação entre a mídia e o esporte, na atual sociedade de consumo. Para isto foram utilizados referencias teóricos da sociologia e da sociologia do esporte: Zygmunt Bauman, Mauro Betti, Umberto Eco e Otavio Ianni. Os resultados a partir das leituras demonstram que o esporte assume, na sociedade líquido-moderna, a função de promover o consumo e para isso torna-se espetacularizado e mercantilizado. A mídia, nesse contexto, é essencial para a divulgação do esporte a nível global. Porém, não o faz sem interesses econômicos e políticos, orientados pelo próprio mercado de bens de consumo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




