Aprender jogando

uma proposta pedagógica para o ensino do Rugby a partir de uma metodologia interacionista

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/ra.v17i2.99455

Resumen

O rugby é uma modalidade recente no Brasil e, em geral, é ensinada tanto no contexto escolar quanto no treinamento esportivo a partir de metodologias mecanicistas que priorizam o ensino dos fundamentos de forma descontextualizada do jogo. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta pedagógica para o ensino do rugby em quadra a partir de uma metodologia interacionista. Para isso, foram feitas reuniões com especialistas da modalidade e, ao realizar associações com a proposta de ensino dos jogos esportivos coletivos de Bayer (1994), foi organizada a sistematização dos conteúdos do rugby com base nos princípios de jogo, a saber, contestar a bola, avançar, apoio, continuidade, aplicar pressão e pontuar. Foi elencada uma ordem de ensino dos princípios e sugeridas aulas com metodologia interacionistas a partir de tais princípios. Conclui-se que é possível a aplicação de metodologias alternativas para o ensino do rugby, tornando o esporte mais acessível e significativo, contribuindo para a formação de alunos(as) autônomos e inteligentes taticamente.

Biografía del autor/a

Giovanna Xavier de Moura, Centro Universitário Ingá (UNINGÁ), Maringá, Paraná Universidade Estadual de Maringpa (UEM), Maringá, Paraná

Professora no Centro Universitário Ingá (Uningá) e Atleta da Seleção Brasileira de Rugby League (CBRL). Doutora em Educação Física (2022) pelo Programa de Pós Graduação em Educação Física associado da Universidade Estadual de Maringá e Universidade Estadual de Londrina na linha de práticas, políticas e produção do conhecimento. Mestra pelo mesmo programa (2018). Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2014), é graduada em Bacharel em Educação Física pelo Unicesumar (2015). Participa do grupo de pesquisa e estudos GEPPOL (Grupo de estudos e pesquisa em políticas públicas de esporte e lazer) da UEM. Participou como bolsista Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Realiza pesquisas sobre esportes coletivos (em especial, o Rugby), políticas públicas e gênero. Tem experiência com atletismo, danças urbanas, pilates. Foi treinadora de Rugby e crossfit.

Gustavo Barreiros de Albuquerque, Confederação Brasileira de Rugby

Graduado em Bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná. Pós graduado em Neurociência e Treinamento Mental no Esporte na UNIFATEC. Atleta Olímpico Rio 2016, Atleta Panamericano Toronto 2015, Treinador Jogos Panamericanos Santiago 2023. Assistente técnico na Confederação Brasileira de Rugby: academia de alto rendimento de São José dos Campos, seleção brasileira de 7's masculina e seleção brasileira juvenil M19. Treinador no São José Rugby: assistente da equipe masculina adulta, M17 masculina e escolinha infantil.

Publicado

2025-12-15

Cómo citar

Xavier de Moura, G., & Barreiros de Albuquerque, G. (2025). Aprender jogando: uma proposta pedagógica para o ensino do Rugby a partir de uma metodologia interacionista. Revista De La ALESDE, 17(2), 82–93. https://doi.org/10.5380/ra.v17i2.99455