Nacionalização e institucionalização do rugby no Brasil: 1945 -1986
DOI:
https://doi.org/10.5380/ra.v17i2.99439Abstract
O artigo discute o desenvolvimento histórico do rugby no Brasil, no período entre 1945 e 1986, com foco no processo de nacionalização e institucionalização da modalidade, a partir de uma análise exploratória de fontes documentais primárias e secundárias. O artigo discute a retomada da modalidade a partir de 1945 por membros da comunidade britânica nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, e sua expansão nos anos 60 para outros grupos de expatriados, principalmente argentinos franceses e japoneses. O processo de expansão e nacionalização dos atletas com a criação da União de Rugby do Brasil (URB) em 1963 e da Associação Brasileira de Rugby (ABR) em 1972, que tiveram sucesso em introduzir o rugby em escolas e universidades e a crise que atravessará a modalidade a partir de 1986 com a piora das condições econômicas do país e a mudança no perfil dos atletas que deixa de ser composta na maioria por estrangeiros para dar lugar a geração formada no Brasil pela própria iniciativa das instituições.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(b) Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
(c) Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).




