A conciliação entre esporte e educação escolar no Brasil

uma revisão narrativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/ra.v16i2.97317

Palabras clave:

dupla carreira, escolarização de atletas, Brasil.

Resumen

A dupla carreira acadêmica-esportiva (DCAE) consiste no investimento de estudantes-atletas em duas carreiras simultâneas - acadêmica e esportiva -, resultando em tensões e desafios ligados à conciliação entre estudos, treinamentos e competições. No século XXI, consoante a debates sobre democratização do acesso à educação e práticas esportivas, a DCAE passou a ocupar espaço nas pautas de governos e instituições esportivas/educacionais no Brasil. Assim, analisar a literatura sobre DCAE pode fornecer subsídios importantes para a elaboração de políticas e programas. O objetivo deste estudo foi analisar estudos empíricos de autores brasileiros sobre a conciliação entre esporte e educação escolar, evidenciando as trajetórias e tendências investigativas, avanços e desafios a serem superados. Realizamos uma revisão narrativa, buscando artigos nas bases de dados Web of Science, Scopus e Google Acadêmico, utilizando os seguintes descritores: Dupla carreira; Dupla carreira esportiva; Escolarização de atletas; Jornada esportiva e educacional; Esporte; Brasil. Como resultado, foram encontrados 123 documentos, sendo analisados 40 trabalhos, considerados elegíveis. Os artigos evidenciaram principalmente as seguintes temáticas: a) conciliação das demandas que envolvem as atividades escolares e esportivas; b) dilemas da dupla carreira esportiva; c) perfil do estudante-atleta e grau acadêmico; d) projeto familiar, migração, cultura e sentidos da carreira escolar para a vida de tais indivíduos.  

Biografía del autor/a

Juliana Elói Pires, Universidade de São Paulo Instituto Federal de São Paulo

Doutoranda em Educação na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo

Maressa D'Paula Gonçalves Rosa Nogueira, Universidade Santa Cecília

Professora e Gestora de Esportes na Universidade Santa Cecília

Renato Francisco Rodrigues Marques, Universidade de São Paulo

Professor Titular da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo

Felipe Rodrigues da Costa, Universidade de Brasília

Professor Adjunto da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília

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Publicado

2024-12-18

Cómo citar

Pires, J. E., Wanzeler, F. S. da C., Nogueira, M. D. G. R., Marques, R. F. R., & Costa, F. R. da. (2024). A conciliação entre esporte e educação escolar no Brasil: uma revisão narrativa. Revista De La ALESDE, 16(2). https://doi.org/10.5380/ra.v16i2.97317