Estratégias para o desenvolvimento do skate
um estudo das políticas públicas no estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5380/ra.v17i1.96171Palabras clave:
Skate, Políticas Públicas, Desenvolvimento, Paraná.Resumen
Neste artigo, buscou-se discutir possibilidades de intervenção do Estado para o desenvolvimento do skate, considerando as políticas públicas presentes nas cidades de grande porte e na capital paranaenses. Os dados foram obtidos através dos sites das secretarias de esporte e lazer dos municípios envolvidos no estudo, bem como do Banco de Dados do Instituto Inteligência Esportiva - Gestão do Esporte nos Estados e Municípios Brasileiros - da Universidade Federal do Paraná. Os mesmos foram categorizados a partir dos eixos norteadores: Infraestrutura Pública, Incentivo Sociocultural, e Inclusão Social. Os resultados revelaram disparidades nas políticas públicas para o skate no Paraná, com grande parte dos municípios apresentando carência ou ausência de iniciativas específicas.
Citas
Brandão, L. (2014). De Jânio Quadros a Luiza Erundina: Uma história da proibição e do incentivo ao Skate na Cidade de São Paulo. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, 49. Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/17861.
Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.
Souza, C. (2006). Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, (16), 20-45.
Curitiba. Prefeitura Municipal. (2016, 16 de junho). Skate adaptado para crianças com deficiência entra na programação do Ciclolazer. Disponível em https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/skate-adaptado-para-criancas-com-deficiencia-entra-na-programacao-do-ciclolazer/39981.
GEEM. (2024). Gestão do Esporte nos Estados e Municípios Brasileiros. Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva. Universidade Federal do Paraná. Disponível em http://www.inteligenciaesportiva.ufpr.br/site/bi-geem/.
Olic, B. M. (2014). Das ruas para os Jogos Olímpicos? Dinâmicas em torno da prática do skate. Campos - Revista de Antropologia, 15(1), 75-96. https://doi.org/10.5380/campos.v15i1.43208.
Saldanha, M. (2022, 24 de novembro). Prefeitura realiza 'Festival de Skate' para crianças e adolescentes no domingo, 27. Prefeitura de Maringá. Disponível em http://www.maringa.pr.gov.br/site/index.2017.visualizar-noticia.php/2022/11/24/prefeitura-realiza-festival-de-skate-para-criancas-e-adolescentes-no-domingo-27/40734.
Sarandi. Prefeitura Municipal. (2015, 9 de abril). Praça da Juventude será inaugura no sábado. Disponível em https://www.sarandi.pr.gov.br/web/index.php/noticias/item/praca-da-juventude-sera-inaugura-no-sabado.
Mezzadri, F. M., et al. (2006). Políticas públicas para o esporte e lazer nas cidades do estado do Paraná. Em Esporte e Lazer: subsídios para o desenvolvimento e gestão de políticas públicas (pp. 43-60). Jundiaí: Fontoura.
Starepravo, F. A. (2015). Introdução. In E. S. dos Santos & A. C. R. Leiro (Orgs.), Políticas Públicas de esporte e lazer: diálogos. Petrolina, PE: UNIVASF.
Lazer. Skate por. Disponível em https://www.gov.br/esporte/pt-br/acoes-e-programas/outros/skate-por-lazer.
Skate Escola. Projeto. Disponível em https://www.gov.br/mds/pt-br/noticias-e-conteudos/esporte/noticias_esporte/projeto-skate-escola-vai-levar-o-esporte-olimpico-a-mais-de-tres-mil-criancas-e-adolescentes-pelo-brasil.
Todos. Esporte para. Disponível em https://venus.maringa.pr.gov.br/arquivos/esportes/eventos_esportes/esporte_para_todos.php.
Menezes, V. G. de, Carvalho, L. de O., Tashiro, T., & Honorato, T. (2019). Políticas Públicas de Esporte e Lazer na Cidade: Não Só de Pista de Skate, Vive o Skatista de Recife-PE. LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, 22(3), 517-536. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2019.15321.
Neira, M. G. (2014). Etnografando a prática do skate: elementos para um currículo de Educação Física. Revista Contemporânea de Educação, 9(18), 299-316.
Armbrust, I., & Lauro, F. A. A. (2010). O Skate e suas possibilidades educacionais. Motriz: Revista de Educação Física, 16(3), 799-807.
Schallenberger, E. (2003). Cooperativismo e desenvolvimento comunitário. Mediações-Revista de Ciências Sociais, 8(2), 9-26.
Honorato, T., et al. (2004). Uma história do skate no Brasil: do lazer à esportivização. Em XVII Encontro Regional de História: O Lugar da História (pp. 1-15). Campinas: Unicamp.
Schneider, E. M., Fujii, R. A. X., & Corazza, M. J. (2017). Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências. Revista Pesquisa Qualitativa, 5(9), 569-584.
Porto Witter, G. (2023). Pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e busca de informação. Estudos de Psicologia, 7(1-2), 5-30. Disponível em https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7924.
IBGE. Diretoria de Pesquisas - DPE - Coordenação Técnica do Censo Demográfico – CTD. Disponível em https://ftp.ibge.gov.br/Censos/Censo_Demografico_2022/Previa_da_Populacao/PR_POP2022.pdf.
IBGE, em parceria com os Órgãos Estaduais de Estatística, Secretarias Estaduais de Governo e Superintendência da Zona Franca de Manaus – SUFRAMA. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/curitiba/pesquisa/38/47001?tipo=ranking
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publiquen en esta revista acceden a las siguientes condiciones:
(a) Los autores retienen los derechos de copia (copyright) y ceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo asimismo bajo la licencia Creative Commons Attribution License que permite a terceros utilizar lo publicado siempre que hagan referencia al autor o autores del trabajo y a su publicación en esta revista.
(b) Los autores son libres de realizar otros acuerdos contractuales para la distribución no exclusiva del artículo que publiquen en esta revista (como puede ser incluirlo en una colección institucional o publicarlo en un libro), siempre que indiquen claramente la publicación original del trabajo en esta revista.
(c) Se permite y anima a los autores a publicar su trabajo en Internet (por ejemplo en páginas institucionales o personales) en forma de "working paper" o "preprint" después del proceso de revisión y publicación, ya que puede conducir a intercambios productivos y a una mayor y más rápida difusión del trabajo publicado. (Vea The Effect of Open Access).




