Explorando as Narrativas Visuais: o corpo-infância e o jiu-jítsu brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5380/ra.v15i2.93370Abstract
O jiu-jítsu brasileiro é o resultado do encontro entre um mestre japonês, discípulo da escola Kodokan e uma família de imigrantes escoceses, durante o início do século XX. Adotando a perspectiva da sociologia da infância, nos interessamos pela prática infantil do jiu-jítsu como espaço de produção dos direitos de participação. Buscamos entender quais as corporeidades estão em jogo nos movimentos de luta da arte suave. A técnica descrita como embodiment serviu para situarmos a observação participante no tatame e imergir em campo no contexto do jiu-jítsu comunitário. Em seguida, visitamos outras academias, coletando desenhos do esporte de combate, por crianças na faixa etária dos quatro aos doze anos, em quatro países: Brasil (Rio de Janeiro e Natal), Portugal (Lisboa), Suíça (Onèx) e Noruega (Eidsvoll). Notamos que os traços e as formas subjetivas expressas nos desenhos são fundamentais para o registro da cultura corporal e o exercício de ser criança. O corpo-infância como ente individual, competitivo e identitário; e o corpo-infância como ente coletivo, lúdico e universal, compõem a narrativa visual, que comunica, através da linguagem dos desenhos, a possibilidade de construção criativa do jogo de combate na representação estética da corporeidade infantil.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(b) Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
(c) Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).




