O PROCESSO DE ESPORTIVIZAÇÃO DE UMA MODALIDADE: O PARKOUR ENQUANTO PRÁTICA ESPETACULARIZADA

Autores

  • Raíssa Ramos Chagas Universidade Federal do Paraná
  • Jeferson Roberto Rojo Universidade Federal do Paraná
  • Vania Lucia Girardi Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/jlasss.v5i1.42368

Palavras-chave:

Parkour, Espetacularização, Esportivização.

Resumo

Entendendo Parkour como uma disciplina física com o intuito de salvamento em situações de perigo, reconhece-se uma espetacularização da mídia sobre a movimentação do Parkour, ignorando ou desvalorizando suas bases ideológicas. Para grande parte dos traceurs, nomenclatura utilizada para denominar os praticantes de Parkour, esta prática urbana é antagonista a competições, sendo que a única competição é o praticante do Parkour contra ele mesmo, levantando princípios de auto superação. Tendo como problemática central a esportivização da modalidade Parkour, pergunta-se qual o estado atual do Parkour? Este estudo teve como objetivo analisar os conflitos entre os praticantes de Parkour, quanto ao processo de esportivização da modalidade sob um olhar a partir das teorias de Pierre Bourdieu e identificar o estado atual da prática Parkour no processo de esportivização. Para abordagem deste tema foi realizada uma pesquisa bibliográfica relacionada ao Parkour e conceitos de habitus, campo e capital de Pierre Bourdieu. Concluímos que há grandes possibilidades de uma aceitação coletiva da esportivização do Parkour, mesmo que a longo prazo reconhecendo as tensões entre os campos, e ressaltando a sobreposição de leis universais do campo econômico sobre o subcampo da prática do Parkour.

Biografia do Autor

Raíssa Ramos Chagas, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Educação Física, especificamente na linha de pesquisa: Esporte, Lazer e Sociedade pela Universidade Federal do Paraná. Bacharel em Educação Física pela mesma instituição. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Lazer, Espaço e Cidade.

Jeferson Roberto Rojo, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná

Vania Lucia Girardi, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná

Downloads

Publicado

2016-07-27

Como Citar

Chagas, R. R., Rojo, J. R., & Girardi, V. L. (2016). O PROCESSO DE ESPORTIVIZAÇÃO DE UMA MODALIDADE: O PARKOUR ENQUANTO PRÁTICA ESPETACULARIZADA. Revista Da ALESDE, 5(1), 21–33. https://doi.org/10.5380/jlasss.v5i1.42368

Edição

Seção

Artigos Originais