Relações entre a migração esportiva de atletas homens de futsal de elite e a permanência ou conclusão do Ensino Superior no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5380/ra.v15i2.93372Abstract
A migração esportiva é uma ação de investimento importante para o trabalhador do esporte. O objetivo deste estudo foi verificar as relações entre a migração de atletas homens de futsal no Brasil e a permanência e ou conclusão do Ensino Superior. A pesquisa é qualitativa e utiliza-se do método Análise Temática Reflexiva. Os participantes responderam a uma entrevista semiestruturada pelo aplicativo Google Meet e confeccionaram duas linhas do tempo, uma acadêmica e outra esportiva. Verificou-se que a migração pode ser uma barreira, na medida em que os atletas entrevistados apontaram situações em que as mudanças de cidade proporcionaram dificuldades na conciliação da rotina esportiva com o Ensino Superior, que interferiram na permanência e ou conclusão dos estudos. No entanto, o término desta etapa é possível, visto que sete dos nove participantes concluíram tal etapa, ou estão em vias de concluir. Porém valendo-se de um período maior do que o previsto pelo curso originalmente, em faculdades diferentes e, em alguns casos, com a transferência do ensino presencial para o formato de ensino a distância.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(b) Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
(c) Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).




