Iniciação esportiva e suas influências para uma aluna cadeirante
DOI:
https://doi.org/10.5380/jlasss.v5i2.45098Palabras clave:
Cadeirante. Iniciação esportiva. Avaliações.Resumen
Este estudo de caso teve como objetivo investigar como a iniciação esportiva do atletismo adaptado para aluna cadeirante influencia em seus aspectos físicos, afetivos e sociais. A amostra foi realizada com uma cadeirante do sexo feminino, com aplicação de uma entrevista, roteiro de observação, avaliação antropométrica, teste motores de força explosiva, e teste do lançamento de dardo e arremesso de peso. Essas avaliações e testes foram aplicados antes e após dez semanas de treinamento (composto por aquecimentos, exercícios funcionais, lançamentos, arremesso e alongamento), este treinamento foi realizado duas vezes por semana, uma hora e meia por dia. Os resultados mostraram que a aluna apresenta níveis de gordura corporal acima dos referenciais normais, mas teve mudanças significativas da avaliação pré-programa de treino para a reavaliação pós-programa de treino. Com relação aos testes motores de lançamento de bola medicineball, lançamento de dardo e arremesso de peso, apresentou melhoras significativas, destacando o aprendizado da técnica e aumento de força muscular. A entrevista, avaliações, testes, revelaram que a iniciação esportiva influencia diretamente nos aspectos, físicos, afetivos e sociais quando é desenvolvido um programa de treinamento, e feito um acompanhado de toda a trajetória de iniciação esportiva com trabalho articulado entre aluno e professor.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publiquen en esta revista acceden a las siguientes condiciones:
(a) Los autores retienen los derechos de copia (copyright) y ceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo asimismo bajo la licencia Creative Commons Attribution License que permite a terceros utilizar lo publicado siempre que hagan referencia al autor o autores del trabajo y a su publicación en esta revista.
(b) Los autores son libres de realizar otros acuerdos contractuales para la distribución no exclusiva del artículo que publiquen en esta revista (como puede ser incluirlo en una colección institucional o publicarlo en un libro), siempre que indiquen claramente la publicación original del trabajo en esta revista.
(c) Se permite y anima a los autores a publicar su trabajo en Internet (por ejemplo en páginas institucionales o personales) en forma de "working paper" o "preprint" después del proceso de revisión y publicación, ya que puede conducir a intercambios productivos y a una mayor y más rápida difusión del trabajo publicado. (Vea The Effect of Open Access).




