Rugby em cadeira de rodas na literatura científica brasileira
uma análise em bases de dados
DOI:
https://doi.org/10.5380/ra.v17i2.99537Resumo
Observa-se um conjunto de saberes acumulados em diversas áreas do conhecimento sobre o esporte paralímpico e/ou o esporte para pessoas com deficiência. Em geral há um crescimento no estudo deste fenômeno esportivo, tanto em volume como na diversidade do foco e da perspectiva que o abordam. Assim, o objetivo deste estudo foi compreender a produção científica brasileira sobre Rugby em Cadeira de Rodas (RCR) Realizamos uma revisão bibliográfica, descritiva e interpretativa, com base no método PRISMA. Mapeamos trabalhos em cinco bases de dados. Selecionamos 26 artigos produzidos por pesquisadores/as brasileiros/as. Analisamos os metadados e identificamos: a) regiões e instituições onde são desenvolvidos; b) volume da produção no recorte histórico; c) autores, áreas e revistas que publicam sobre o tema. Ademais, identificamos indícios temáticos do foco da produção a partir das palavras-chave e dos resumos, submetendo-os ao software Iramuteq. As regiões Sudeste e Sul predominam na produção sobre RCR, tendo como instituição de referência a Unicamp. O marco inicial é o ano de 2011, mantendo uma média de dois artigos por ano desde então. O autor mais presente é José Irineu Gorla e a área preponderante é a Educação Física. As duas categorias temáticas identificadas são: Cineantropometria e Aspectos
técnico-táticos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




