Profesionalización en el rugby uruguayo
El caso de Peñarol
DOI:
https://doi.org/10.5380/ra.v17i2.99201Resumo
A diversificação dos negócios do Club Atlético Peñarol implicou sua vinculação com a União Uruguaia de Rugby por meio de uma Sociedad Anónima Deportiva, com o objetivo de gerar um processo voltado para a profissionalização de um grupo de atletas da equipe nacional de rugby, que representou o primeiro campeão da Superliga da Liga de Rugby das Américas. O artigo propõe uma série de conceituações e análises a partir de estudos sociais e culturais sobre o esporte, com base em uma entrevista com o gerente de desenvolvimento da URU e 22 jogadores da equipe, que revelam como a legislação local e o apoio do Estado contribuíram para o sucesso da franquia. A terceira seção do artigo também se preocupa em conceituar como o ethos do jogador de rúgbi é construído no Uruguai, por meio de pesquisas que fornecem dados sobre a vizinhança e o histórico educacional, bem como crenças sobre gênero e outros aspectos da identidade dos jogadores de rúgbi do Peñarol.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




