Profesionalización en el rugby uruguayo

El caso de Peñarol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ra.v17i2.99201

Resumo

A diversificação dos negócios do Club Atlético Peñarol implicou sua vinculação com a União Uruguaia de Rugby por meio de uma Sociedad Anónima Deportiva, com o objetivo de gerar um processo voltado para a profissionalização de um grupo de atletas da equipe nacional de rugby, que representou o primeiro campeão da Superliga da Liga de Rugby das Américas. O artigo propõe uma série de conceituações e análises a partir de estudos sociais e culturais sobre o esporte, com base em uma entrevista com o gerente de desenvolvimento da URU e 22 jogadores da equipe, que revelam como a legislação local e o apoio do Estado contribuíram para o sucesso da franquia. A terceira seção do artigo também se preocupa em conceituar como o ethos do jogador de rúgbi é construído no Uruguai, por meio de pesquisas que fornecem dados sobre a vizinhança e o histórico educacional, bem como crenças sobre gênero e outros aspectos da identidade dos jogadores de rúgbi do Peñarol.

Biografia do Autor

Bruno Mora Pereyra, Instituto Superior de Educación Física - Universidad de la República - Uruguay

Coordinador de la Licenciatura en Educación Física ANEP - UDELAR - Grado 2 del Departamento de Educación Física y Prácticas Corporales. Profesor de las asignaturas curriculares Teoría del Deporte, Judo, Artes Marciales y Deportes de Combate, Proyecto Tatami.

Integrante del grupo interdisciplinario de estudios sociales de deporte y de la Linea de Investigación "Cuerpo, Educación y Enseñanza" del "Grupo de Políticas Educativas y Políticas de Investigación" Asociación de Universidades Grupo Montevideo.

Ignacio Ribeiro, Instituto Superior de Educación Física

Graduado em Educação Física

Preparador Físico de Rugby

Jogador de Rugby

Hernán Padigome, Instituto Superior de Educación Física

Graduado em Educação Física

Publicado

2025-12-15

Como Citar

Mora Pereyra, B., Ribeiro, I., & Padigome, H. (2025). Profesionalización en el rugby uruguayo: El caso de Peñarol. Revista Da ALESDE, 17(2), 36–52. https://doi.org/10.5380/ra.v17i2.99201