Dimensões socioculturais do movimento humano

fenômeno e campo de investigação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ra.v17i1.98365

Resumo

 

Texto referente à prova escrita apresentada pelo autor no Concurso de Livre-Docência na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo em 1 de dezembro de 2022. Contextualizo inicialmente aquilo que entendo ser o domínio de estudo e de intervenção no campo da Educação Física. Na sequência, procuro balizar algumas dimensões socioculturais do movimento humano na condição de fenômeno e campo de investigação singular, tendo como pano de fundo a realidade brasileira, mais precisamente algumas linhas de desenvolvimento dessa subárea no país.   

Palavras-chave: Educação Física; Estudos socioculturais do movimento humano; Ciência.

Biografia do Autor

Juliano de Souza, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná. Mestrado e Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná. Livre-Docência pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP). Professor Associado do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL. Coordenador do Observatório de Educação Física e Esporte (OEFE-UEM).

Downloads

Publicado

2025-06-28

Como Citar

Souza, J. de. (2025). Dimensões socioculturais do movimento humano : fenômeno e campo de investigação. Revista Da ALESDE, 17(1), 23–30. https://doi.org/10.5380/ra.v17i1.98365

Edição

Seção

Ensaios