Análise de desempenho qualitativa
apontamentos a partir do uso em atletas de futebol feminino no Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5380/ra.v17i1.98213Resumo
O presente ensaio objetivou refletir, a partir do ponto de vista de atletas de um clube de base do futebol feminino paranaense, sobre o uso da análise de desempenho qualitativa no processo de formação e treinamento de atletas. Para isto, utilizou de observações e entrevistas estruturadas com atletas de um clube de futebol feminino paranaense, na categoria Sub-17. As reuniões de análise realizadas com as atletas durante o campeonato mostraram-se muito importantes para a compreensão de conceitos e princípios esperados pelo treinador, impactando positivamente no resultado da competição. As participantes do estudo relataram diversos benefícios que esse processo trouxe para sua formação, proporcionando uma visão diferente do jogo, permitindo perceber erros, acertos e possibilidades que não conseguiam enxergar durante uma partida. Embora as análises realizadas de forma remota tenham sido proveitosas, as atletas sugeriram algumas melhorias, tais como a preferência por reuniões presenciais, a disponibilização de material de apoio e a realização de análises individualizadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




