Tecendo redes para a Dupla Carreira no Uruguai

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ra.v16i2.97920

Resumo

Neste artigo, analisa-se o caminho que o Uruguai está seguindo em relação à possibilidade de atletas permanecerem no sistema educacional formal e se desenvolverem no esporte tanto em etapas formativas quanto em alto rendimento (ou seja, seguir uma carreira dupla). Para isso, propõe-se tecer redes a partir de quatro pontos: (a) os marcos conceituais de referência, (b) um percurso pelos contextos legais, as definições e conceitos refletidos nos mesmos, (c) as ações de apoio às carreiras esportivas encontradas até o momento e (d) uma análise das fraquezas e forças que permitam continuar construindo o desenvolvimento da carreira dupla (CD). Considera-se relevante gerar um modelo próprio, culturalmente situado, que, considerando os modelos internacionais de referência, reflita as particularidades dos contextos regionais. Os avanços alcançados até o momento em ações de apoio às carreiras e no marco legal mostram que o tema está sendo visibilizado no país. É importante continuar contribuindo, a partir das linhas identificadas, para a construção de redes que articulem as ações encontradas. Por fim, é necessário reconhecer os atletas estudantes e trabalhadores sob uma perspectiva de direitos.

Biografia do Autor

Flavia Vique Bonino, Universidad de la República

Polo de Salud Comunitaria, Centro Universitario Regional Litoral Norte, Universidad de la República – Uruguay

Diego Pena Perg, Universidad de la República

Polo de Salud Comunitaria, Centro Universitario Regional Litoral Norte, Universidad de la República

Miquel Torregrossa Alvarez, Universtat Autonoma de Barcelona

Sport Research Institute (IRE), Universtat Autonoma de Barcelona 

Publicado

2024-12-18

Como Citar

Vique Bonino, F., Pena Perg, D., & Torregrossa Álvarez, M. (2024). Tecendo redes para a Dupla Carreira no Uruguai. Revista Da ALESDE, 16(2). https://doi.org/10.5380/ra.v16i2.97920