A final da Copa do Mundo FIFA 2022 no Catar e suas representações em jornais da Argentina, França e Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5380/ra.v15i2.93359Resumo
Este trabalho busca analisar as formações discursivas, conforme definição de Michel Foucault (2004) na obra “A Arqueologia do Saber” (lançada em 1969), produzidas pelo jornalismo impresso sobre a final da Copa do Mundo de futebol de 2022 no Catar. Nosso corpus de pesquisa são jornais franceses, argentinos e brasileiros de maior tiragem em seus países, nas edições de 18/12/22 (dia da final da Copa) e de 19/12/22 (dia seguinte). Pretendemos compreender o funcionamento discursivo das capas dos jornais e as relações de sentido, historicidade e materialidade em torno dos nacionalismos na oposição Europa-América do Sul.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).