Campo esportivo e campo da dança: apontamentos sobre suas tensões na cidade de Joinville
DOI:
https://doi.org/10.5380/ra.v15i2.93358Resumo
Os espectadores do Festival de Dança de Joinville se manifestam de forma mais efusiva do que costuma ocorrer em espetáculos de dança. O objetivo deste trabalho é analisar opiniões divergentes sobre tal comportamento usando conceitos de Pierre Bourdieu. Percebe-se que o público se afasta do habitus esperado para a dança e se aproxima do habitus considerado esportivo, gerando disputas por legitimidade. Também se nota uma busca por distinção ao defender o habitus da dança, erudito, em detrimento do esportivo, popular. Parece que os espectadores do Festival acabam gerando uma intersecção entre estes habitus, ao serem influenciados por disposições de ambos os campos, criando uma nova disposição específica deste contexto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).