Open Journal Systems

A educação do corpo em discurso: uma resenha de “A Instrumentalização do corpo: uma arqueologia da racionalização instrumental do corpo, da Idade Clássica à época Hipermoderna”

Cahuane Corrêa

Resumo


Resenha do Livro “A Instrumentalização do corpo: uma arqueologia da racionalização instrumental do corpo, da Idade Clássica à época Hipermoderna”, de autoria de Jacques Gleyse, professor da Faculdade de Educação da Universidade de Montpellier, na França. 

Palavras-chave


resenha; Jacques Gleyse

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRIEU, B. (2004). A nova filosofia do corpo. Lisboa: Instituto Piaget.

BOURDIEU, P. (1996). As Regras da Arte: Gênese e estrutura do campo literário: São Paulo. Companhia das Letras.

COUTO, E. S. (2012). As façanhas dos extremos: O triunfo do corpo nas atividades físicas e esportivas radicais. In: COUTO, Edvaldo Souza; GOELLNER, Silvana Vilodre. O triunfo do corpo: polêmicas contemporâneas. Petrópolis: Vozes, p. 161-185.

GLEYSE, J. (2018). A instrumentalização do corpo: uma arqueologia da racionalização instrumental do corpo, da idade clássica à época hipermoderna. São Paulo, SP: LiberArs.

LE BRETON, D. (2013). Adeus ao Corpo: Antropologia e sociedade. Tradução de Mariana Appenzeller. 6 ed. Campinas, SP: Papirus.

ORTEGA, F. (2008). O corpo Incerto: corporeidade, tecnologias médicas e cultura contemporânea. Rio de Janeiro: Garamond.

PERERA, É. (2017). Emprise de poids: Initiation au body-building. Paris: L’Harmattan.

SIBILIA, P. (2002) O homem pós-orgânico: corpo, subjetividade e tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Relume Dumará.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jlasss.v14i2.87583

Apontamentos

  • Não há apontamentos.