Como se constrói um craque: o caso de Leônidas da Silva
DOI:
https://doi.org/10.5380/jlasss.v14i1.83995Palavras-chave:
Futebol, Leônidas da Silva, Craque, Celebridade, ImprensaResumo
Leônidas da Silva, negro e oriundo do subúrbio carioca foi o primeiro craque do futebol por suas atuações em clubes importantes e na seleção brasileira. Sobre ele circularam imagens em periódicos como O Cruzeiro, sobretudo após sua participação na Copa do Mundo de 1938. Suas imagens revelam que o jogador foi figurado como craque no momento da profissionalização do futebol e do estabelecimento de uma cultura midiática. Além de confirmarem a excelência do jogador e os investimentos feitos pela imprensa, suas fotografias ofereceram visibilidade positiva para pessoas de pele negra. A trajetória de Leônidas transcendeu o campo futebolístico ao dialogar com alguns dos símbolos, valores e práticas do período entre guerras.
Referências
COSTA, Helouise. A invenção da revista ilustrada In: COSTA, Helouise; BURGI, Sergio (orgs.). As origens do fotojornalismo no Brasil. Um olhar sobre O Cruzeiro. Rio de Janeiro: IMS, 2013.
FABRIS, Annateresa. Uma “magnífica presa”: representações visuais de Marilyn Monroe. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. São Paulo, v. 23, n. 1, p. 11–28, Jun. 2015.
FARGE, Arlette. Dire et mal dire. L’opinion publique au XVIIIe siècle. Paris: Seuil, 1992.
KALIFA, Dominique, et al. (orgs.). La Civilisation du Journal. Histoire culturelle et littéraire de la presse Française Au Xixè Siècle. Paris, Nouveau Monde Editions, 2011.
MAUAD, Ana Maria. Imagens em fuga: considerações sobre espaço público visual no tempo presente. Tempo e Argumento. Florianópolis, v. 10, n. 23, p. 252–285, jan./mar. 2018.
MORGADO, Fernando. O Cruzeiro e a indústria cultural brasileira. In: COSTA, Helouise; BURGI, Sergio (orgs.). As origens do fotojornalismo no Brasil. Um olhar sobre O Cruzeiro. Rio de Janeiro: IMS, 2013.
MORIN, Edgar. Les stars. Paris: Seuil, 2007.
RIBEIRO, André. Diamante eterno: biografia de Leônidas da Silva. São Paulo: Gryphus, 2000.
ROSPOCHER, Massimo. Beyond the public sphere: Opinions, publics, spaces in early modern Europe. In: Annali dell'Istituto storico italo-germanico in Trento, 27. Bologna/Berlin: Il Mulino/Duncker & Humbolt, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).