Os “E’s” dos e-sports: uma análise polissêmica do esporte eletrônico
DOI:
https://doi.org/10.5380/jlasss.v13i2.81705Palavras-chave:
Sociologia do esporte, Esporte, e-SportsResumo
O esporte é um fenômeno que se desenvolve junto da sociedade. O esporte moderno, que tem suas origens no século XIX, desenvolve-se para um esporte contemporâneo e, com isso, novas práticas surgem e os praticantes se multiplicam. Dentro dessas novas práticas podemos citar os esportes eletrônicos, chamados de e-Sports, que se desenvolvem a partir dos anos 1970, com o fomento de competições e a profissionalização do jogo e dos jogadores. Desta forma, eles passam a adquirir características de esporte, fazendo com que a questão sobre os e-Sports estarem ou não dentro da definição de esporte começa a ser fomentada. Esta é uma questão polêmica, visto que ainda se tenta definir o esporte e os próprios e-Sports. Buscando fazer uma aproximação do esporte eletrônico com o fenômeno esportivo, este trabalho objetiva analisar os e-Sports através da lente esportiva, por meio do modelo analítico de Marchi Jr., intitulado “Teoria dos 5 E’s”.
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