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O DESAFIO DA DUPLA CARREIRA: ANÁLISE SOBRE OS GRAUS ACADÊMICOS DE ATLETAS DE ELITE DO FUTSAL FEMININO BRASILEIRO

Giulia Maquiaveli, Guilherme Fernandes Coelho, Lucas Vicentini, Flavia Volta Cortes de Oliveira, Christiano Streb Ricci, Renato Francisco Rodrigues Marques

Resumo


Pode-se compreender dupla carreira como a dedicação concomitante entre duas atividades rotineiras, sendo o investimento no esporte e nos estudos um exemplo recorrente. O desenvolvimento de uma carreira esportiva demanda treinamentos intensos, longos confinamentos, viagens e mudanças de cidade e residência, o que provoca dificuldades para adequação aos calendários e atividades esportivas e acadêmicas. Neste cenário, o objetivo deste estudo foi analisar o grau acadêmico de atletas de elite do futsal feminino brasileiro. A análise se fundamentou em categorias da Sociologia Reflexiva de Pierre Bourdieu, relacionadas ao campo acadêmico e à herança cultural familiar. Foi aplicado um questionário a dez atletas da seleção brasileira adulta feminina de futsal. Os dados foram analisados de modo a caracterizar a incidência das respostas através de estatística descritiva e foram submetidos aos testes Qui-quadrado, V de Cramer e de Correlação de Spearman. As atletas participantes apresentaram maior grau acadêmico do que a população brasileira estratificada, com a maioria tendo cursado o ensino superior privado com bolsas de estudo esportivas. As participantes também superaram seus pais e mães, demonstrando uma baixa influência da herança cultural familiar. Conclui-se que o futsal tem colaborado para a inserção e permanência das atletas na carreira acadêmica, principalmente no ensino superior.


Palavras-chave


Dupla carreira; Escola; Esporte; Herança Cultural; Pierre Bourdieu

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jlasss.v13i1.80417

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