O DESAFIO DA DUPLA CARREIRA: ANÁLISE SOBRE OS GRAUS ACADÊMICOS DE ATLETAS DE ELITE DO FUTSAL FEMININO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5380/jlasss.v13i1.80417Palavras-chave:
Dupla carreira, Escola, Esporte, Herança Cultural, Pierre BourdieuResumo
Pode-se compreender dupla carreira como a dedicação concomitante entre duas atividades rotineiras, sendo o investimento no esporte e nos estudos um exemplo recorrente. O desenvolvimento de uma carreira esportiva demanda treinamentos intensos, longos confinamentos, viagens e mudanças de cidade e residência, o que provoca dificuldades para adequação aos calendários e atividades esportivas e acadêmicas. Neste cenário, o objetivo deste estudo foi analisar o grau acadêmico de atletas de elite do futsal feminino brasileiro. A análise se fundamentou em categorias da Sociologia Reflexiva de Pierre Bourdieu, relacionadas ao campo acadêmico e à herança cultural familiar. Foi aplicado um questionário a dez atletas da seleção brasileira adulta feminina de futsal. Os dados foram analisados de modo a caracterizar a incidência das respostas através de estatística descritiva e foram submetidos aos testes Qui-quadrado, V de Cramer e de Correlação de Spearman. As atletas participantes apresentaram maior grau acadêmico do que a população brasileira estratificada, com a maioria tendo cursado o ensino superior privado com bolsas de estudo esportivas. As participantes também superaram seus pais e mães, demonstrando uma baixa influência da herança cultural familiar. Conclui-se que o futsal tem colaborado para a inserção e permanência das atletas na carreira acadêmica, principalmente no ensino superior.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).