MUAY THAI – O JOGO DO PODER
DOI:
https://doi.org/10.5380/jlasss.v12i2.72384Palavras-chave:
Muay thai, esporte de combate, esportivização, Norbert Elias, poder.Resumo
Historicizado como arte marcial milenar, nos últimos anos o muay thai vem se desenvolvendo de forma significativa como esporte de combate, destacado principalmente em eventos de Mixed Martial Arts/MMA (artes marciais mistas) como o Ultimate Fighting Championship/UFC. Considerando esse contexto, o objetivo geral desse artigo foi verificar como ocorreu a constituição e desenvolvimento do processo de esportivização do muay thai. Tal intento também auxiliou na identificação de indícios do processo de espetacularização e compreensão da inter-relação entre os esportes de combate e o esporte moderno. Indagou como ocorrem as relações de poder no meio dos esportes de combate, especificamente na modalidade muay thai. Após apresentar um resgate histórico e análise sobre o esporte moderno, o presente artigo recopila o capítulo escrito por Norbert Elias - Competição Primária e os Modelos de Jogo - formas didáticas de compreensão do poder - publicado em seu livro Introdução à Sociologia. Com a esportivização, surgiram instituições para organizar a modalidade esportiva. As configurações sociais ou teias de interdependência demonstram uma visão mais flexível destas relações sociais, auxiliando na compreensão destas instituições e suas relações de poder. Os modelos de jogo mostram como os problemas sociológicos se tornam mais claros se os reorganizarmos em termos de equilíbrio mais do que em termos reificantes, pois as relações sociais tendem a serem vistas de forma opaca, vigorando a ideia de que alguém detém o poder. A compreensão ou o controle desse processo fica mais fácil quando a análise é feita por quem está de fora dessa teia, podendo transformar a dinâmica do jogo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).