Da força do argumento ou do argumento de força? Notas para repensar a produção teórico-crítica em Educação Física no Brasil

Autores

  • Juliano de Souza Departamento de Educação Física - UEM

DOI:

https://doi.org/10.5380/jlasss.v9i1.60011

Palavras-chave:

Educação Física, Teoria Educacional Crítica, Teoria Pedagógica, Brasil.

Resumo

Resumo

Ao longo do texto, me proponho a indicar e sistematizar alguns elementos metodológicos que ajudem a apreender relacionalmente as dinâmicas de importações teóricas na área de EF no Brasil. Nessa ocasião, irei centrar meus esforços em determinado tipo de produção veiculada na área de EF a partir de aproximações levadas a efeito com as Ciências Humanas e Sociais. Assim sendo, para a interlocução aqui delimitada, recorto e recupero algumas relações que a EF no Brasil firmou com o campo educacional. Mais especificamente, procuro desnaturalizar essas relações, dando seguimento ao meu projeto revisionista no campo da EF brasileira, desta vez a partir da retomada de parte da produção teórico-crítica que influiu nos rumos de desenvolvimento da teoria pedagógica da área a partir dos anos 1980.

Palavras-chave: Educação Física. Teoria Educacional Crítica. Teoria Pedagógica. Brasil.

 

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Publicado

2018-09-03

Como Citar

Souza, J. de. (2018). Da força do argumento ou do argumento de força? Notas para repensar a produção teórico-crítica em Educação Física no Brasil. Revista Da ALESDE, 9(1), 108–127. https://doi.org/10.5380/jlasss.v9i1.60011

Edição

Seção

“Enfoques y perspectivas conceptuales de las ciencias sociales en/de la Educación Física”.