Panorama das principais fontes de financiamento público para o esporte brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5380/jlasss.v10i1.59965Palavras-chave:
Financiamento governamental. Política pública. Esportes.Resumo
O esporte no Brasil é reconhecido pelo Estado brasileiro como um direito de cada cidadão e como um bem dotado de recursos e estrutura legal e administrativa própria. No que tange aos recursos, o fomento ao esporte conta com diversas fontes públicas diretas e indiretas, das quais destacamos o orçamento público, o patrocínio das estatais, a Lei Agnelo/Piva e a Lei de Incentivo ao Esporte. Este trabalho teve por objetivo discorrer sobre as principais fontes de financiamento público para o esporte no Brasil na esfera federal e mapear suas principais tendências a partir da produção científica sobre o financiamento esportivo no Brasil. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa documental e bibliográfica e envolveu a análise de ordenamentos jurídicos, teses, dissertações e artigos de periódicos científicos relativos ao financiamento público esportivo na esfera federal. Concluímos que o financiamento das principais fontes públicas para o esporte tem se caracterizado pela desarticulação com os preceitos legais da Constituição Federal de 1988 e daqueles relativos a noção de direito social. Descontinuidades financeiras, não garantia de volume mínimo, focalização de investimentos em infraestrutura, regiões e modalidades esportivas específicas são algumas tendências das principais fontes públicas da esfera federal para o esporte brasileiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




