Análise de perfil da política de atividades curriculares complementares a partir do macrocampo esporte e lazer
DOI:
https://doi.org/10.5380/jlasss.v8i2.59004Palavras-chave:
Esporte e Lazer. Atividades Complementares Curriculares. Política Educacional.Resumo
A ampliação da jornada escolar tem se constituído como política educacional no Brasil na prerrogativa de melhoria do acesso e da qualidade da educação conforme consta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Dessa forma, a criação de políticas que fomentam a inserção de projetos esportivos nas escolas denominados de atividades curriculares complementares tem se tornado para os governos a principal ferramenta para a implantação e consolidação de uma escola de tempo integral. O objetivo desse trabalho foi verificar a política educacional de implantação de atividades curriculares complementares em cidades de pequeno porte no estado do Paraná, Brasil, tendo como foco os indicadores do macrocampo Esporte e Lazer. A pesquisa foi caracterizada como de abordagem quantitativa e a amostra foi constituída por 603 escolas públicas de cidades do interior do Estado com população de até 20.000 habitantes. As informações foram obtidas através da base de dados oficial do Ministério da Educação e analisadas com base na estatística descritiva. Os dados mostraram que as ações de Esporte e Lazer são predominantes, tanto em termos de macrocampos quanto de projetos desenvolvidos em relação às outras áreas e possibilidades educativas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




