Conhecimento de gestores públicos municipais frente à legislação de esporte e lazer
DOI:
https://doi.org/10.5380/jlasss.v8i2.58246Palavras-chave:
Legislação, Políticas Públicas, Esporte e Lazer.Resumo
Tendo em vista que o gestor público é um representante da população e que o Estado é regido mediante leis, é de suma importância que os sujeitos dispostos a exercerem esse cargo tenham noções básicas sobre as legislações que norteiam sua atuação. O presente estudo tem como objetivo identificar o conhecimento sobre legislação de esporte e lazer dos gestores públicos municipais que atuam neste campo. Para a pesquisa foram visitados 80 municípios do Paraná, de todas as mesorregiões do estado, o que corresponde a 20% do total de municípios. Os gestores responderam uma questão referente aos seus conhecimentos sobre legislação esportiva. Análise de dados ocorreu com base na Análise de Conteúdo de Bardin. Como resultado, verificamos que o número de gestores que não possuem conhecimentos referentes à legislação esportiva é maior do que os gestores que possuem tal conhecimento. Percebemos também que o número de municípios que possui leis orgânicas especificas sobre esporte é menor do que os municípios que não possuem leis de esporte e lazer. O estudo conclui que é necessário melhor aperfeiçoamento dos gestores esportivos em relação a sua legislação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




