O esporte e a Indústria Cultural: A espetacularização e mercantilização do esporte na sociedade líquido-moderna

Autores

  • Bruna Opieco Pereira Universidade Federal do Paraná
  • Mayara Torres Ordonhes Universidade Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0001-8014-7923
  • Camila Gomes Silva Universidade Federal do Paraná
  • Bianca Gutierrez Gianatti Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/jlasss.v6i1.46972

Palavras-chave:

Esporte-espetáculo, mídia, indústria cultural, sociedade do consumo

Resumo

O presente estudo teve como objetivo discutir a relação entre a mídia e o esporte, na atual sociedade de consumo. Para isto foram utilizados referencias teóricos da sociologia e da sociologia do esporte: Zygmunt Bauman, Mauro Betti, Umberto Eco e Otavio Ianni.  Os resultados a partir das leituras demonstram que o esporte assume, na sociedade líquido-moderna, a função de promover o consumo e para isso torna-se espetacularizado e mercantilizado. A mídia, nesse contexto, é essencial para a divulgação do esporte a nível global. Porém, não o faz sem interesses econômicos e políticos, orientados pelo próprio mercado de bens de consumo.

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Publicado

2017-12-13

Como Citar

Pereira, B. O., Ordonhes, M. T., Silva, C. G., & Gianatti, B. G. (2017). O esporte e a Indústria Cultural: A espetacularização e mercantilização do esporte na sociedade líquido-moderna. Revista Da ALESDE, 6(1), 1–10. https://doi.org/10.5380/jlasss.v6i1.46972

Edição

Seção

Artigos Originais