Iniciação esportiva e suas influências para uma aluna cadeirante

Autores

  • Jakeline Ribeiro Resplandes ITPAC - Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos
  • Robson Felix Barros ITPAC - Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5380/jlasss.v5i2.45098

Palavras-chave:

Cadeirante. Iniciação esportiva. Avaliações.

Resumo

Este estudo de caso teve como objetivo investigar como a iniciação esportiva do atletismo adaptado para aluna cadeirante influencia em seus aspectos físicos, afetivos e sociais. A amostra foi realizada com uma cadeirante do sexo feminino, com aplicação de uma entrevista, roteiro de observação, avaliação antropométrica, teste motores de força explosiva, e teste do lançamento de dardo e arremesso de peso. Essas avaliações e testes foram aplicados antes e após dez semanas de treinamento (composto por aquecimentos, exercícios funcionais, lançamentos, arremesso e alongamento), este treinamento foi realizado duas vezes por semana, uma hora e meia por dia. Os resultados mostraram que a aluna apresenta níveis de gordura corporal acima dos referenciais normais, mas teve mudanças significativas da avaliação pré-programa de treino para a reavaliação pós-programa de treino. Com relação aos testes motores de lançamento de bola medicineball, lançamento de dardo e arremesso de peso, apresentou melhoras significativas, destacando o aprendizado da técnica e aumento de força muscular. A entrevista, avaliações, testes, revelaram que a iniciação esportiva influencia diretamente nos aspectos, físicos, afetivos e sociais quando é desenvolvido um programa de treinamento, e feito um acompanhado de toda a trajetória de iniciação esportiva com trabalho articulado entre aluno e professor.

Biografia do Autor

Jakeline Ribeiro Resplandes, ITPAC - Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

Jakeline Ribeiro Resplandes recem formada em licenciatura em Educação Física,trabalha atualmente na área de treinamento como personal trainner.

Downloads

Publicado

2017-11-30

Como Citar

Resplandes, J. R., & Barros, R. F. (2017). Iniciação esportiva e suas influências para uma aluna cadeirante. Revista Da ALESDE, 5(2), 30–43. https://doi.org/10.5380/jlasss.v5i2.45098

Edição

Seção

Artigos Originais