Iniciação esportiva e suas influências para uma aluna cadeirante
DOI:
https://doi.org/10.5380/jlasss.v5i2.45098Palavras-chave:
Cadeirante. Iniciação esportiva. Avaliações.Resumo
Este estudo de caso teve como objetivo investigar como a iniciação esportiva do atletismo adaptado para aluna cadeirante influencia em seus aspectos físicos, afetivos e sociais. A amostra foi realizada com uma cadeirante do sexo feminino, com aplicação de uma entrevista, roteiro de observação, avaliação antropométrica, teste motores de força explosiva, e teste do lançamento de dardo e arremesso de peso. Essas avaliações e testes foram aplicados antes e após dez semanas de treinamento (composto por aquecimentos, exercícios funcionais, lançamentos, arremesso e alongamento), este treinamento foi realizado duas vezes por semana, uma hora e meia por dia. Os resultados mostraram que a aluna apresenta níveis de gordura corporal acima dos referenciais normais, mas teve mudanças significativas da avaliação pré-programa de treino para a reavaliação pós-programa de treino. Com relação aos testes motores de lançamento de bola medicineball, lançamento de dardo e arremesso de peso, apresentou melhoras significativas, destacando o aprendizado da técnica e aumento de força muscular. A entrevista, avaliações, testes, revelaram que a iniciação esportiva influencia diretamente nos aspectos, físicos, afetivos e sociais quando é desenvolvido um programa de treinamento, e feito um acompanhado de toda a trajetória de iniciação esportiva com trabalho articulado entre aluno e professor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




