O ESPORTE “EM CENA”: perspectivas históricas e interpretações conceituais para a construção de um Modelo Analítico

Autores

  • Wanderley Marchi Júnior Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

DOI:

https://doi.org/10.5380/jlasss.v5i1.43890

Palavras-chave:

Esportes, Modelo de análise, História do esporte, Sociologia do esporte, Brasil

Resumo

o presente trabalho tem por objetivo o repensar das construções e definições conceituais acerca do esporte. Para tanto, foram identificadas e analisadas várias contribuições acadêmicas e institucionais que em seus respectivos tempos históricos constituíram-se em referências na área. Com base nesse processo de análise e investigação teórica foi possível apresentar uma proposta de compreensão conceitual pautada em elementos polissêmicos e dimensionais da sociedade contemporânea e um Modelo de Análise que permita minimamente interpretar e entender o esporte inserido nesse contexto.

Biografia do Autor

Wanderley Marchi Júnior, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

Wanderley Marchi Júnior é professor nos programas de graduação em Educação Física e pós-graduação em Educação Física e Sociologia na Universidade Federal do Paraná. É coordenador do Centro de Pesquisas em Esporte, Lazer e Sociedade (CEPELS UFPR), presidente da Asociación Latinoamericana de Estudios Socioculturales del Deporte (ALESDE) e membro do corpo editorial de revistas internacionais na área de Sociologia do Esporte. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2016-07-27

Como Citar

Marchi Júnior, W. (2016). O ESPORTE “EM CENA”: perspectivas históricas e interpretações conceituais para a construção de um Modelo Analítico. Revista Da ALESDE, 5(1), 46–67. https://doi.org/10.5380/jlasss.v5i1.43890

Edição

Seção

Artigos de revisão