O PROCESSO DE ESPORTIVIZAÇÃO DE UMA MODALIDADE: O PARKOUR ENQUANTO PRÁTICA ESPETACULARIZADA
DOI:
https://doi.org/10.5380/jlasss.v5i1.42368Palavras-chave:
Parkour, Espetacularização, Esportivização.Resumo
Entendendo Parkour como uma disciplina física com o intuito de salvamento em situações de perigo, reconhece-se uma espetacularização da mídia sobre a movimentação do Parkour, ignorando ou desvalorizando suas bases ideológicas. Para grande parte dos traceurs, nomenclatura utilizada para denominar os praticantes de Parkour, esta prática urbana é antagonista a competições, sendo que a única competição é o praticante do Parkour contra ele mesmo, levantando princípios de auto superação. Tendo como problemática central a esportivização da modalidade Parkour, pergunta-se qual o estado atual do Parkour? Este estudo teve como objetivo analisar os conflitos entre os praticantes de Parkour, quanto ao processo de esportivização da modalidade sob um olhar a partir das teorias de Pierre Bourdieu e identificar o estado atual da prática Parkour no processo de esportivização. Para abordagem deste tema foi realizada uma pesquisa bibliográfica relacionada ao Parkour e conceitos de habitus, campo e capital de Pierre Bourdieu. Concluímos que há grandes possibilidades de uma aceitação coletiva da esportivização do Parkour, mesmo que a longo prazo reconhecendo as tensões entre os campos, e ressaltando a sobreposição de leis universais do campo econômico sobre o subcampo da prática do Parkour.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




