ESTADO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS ESPORTIVAS: O CONTEXTO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5380/alesde.v4i2.36905Palavras-chave:
Estado, Esporte, Políticas PúblicasResumo
Este texto tem como objetivo discutir o papel desenvolvido pelo Estado na institucionalização de políticas públicas esportivas, representado pela estrutura governamental nacional do Ministério do Esporte. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental em que a análise se constituiu através da relação e confronto dos referenciais teóricos. Ao pensar nas políticas esportivas brasileiras que prezam por projetos de diversas ordens, ainda há muito a discutir e (re)formular sobre o significado empregado ao esporte no ambiente escolar, recreativo e de lazer. Os documentos analisados demonstram que as políticas voltadas para o esporte de rendimento prevalecem. Contudo, nos ambientes escolares e de lazer, tais políticas destoam dos objetivos propostos para essas áreas.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




