ESPORTE E MIGRAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A COMPREENSÃO A PARTIR DO CASO URUGUAIO
DOI:
https://doi.org/10.5380/alesde.v2i2.30791Palavras-chave:
Esporte, Migração, UruguaiResumo
A “desterritorialização” no domínio do esporte é, talvez, uma das características mais evidentes do esporte moderno. E para o Uruguai este não é um fenômeno novo porque “migrar” faz parte de sua cultura nacional e tem, entre outras consequências, uma forte marca na organização do esporte e do sentido que lhe é dado. Este trabalho é um avanço de uma pesquisa que tem três objetivos principais. Primeiro: apresentar um quadro conceitual como uma referência para compreender o conceito de migração qualificada associada ao mundo do esporte, uma tipologia do mesmo e uma aproximação das razões que levam um atleta para migrar. Segundo: para descrever algumas características do caso uruguaio, em especial no que diz respeito ao seu esporte mais popular, o futebol. Terceiro: para rever alguns dos possíveis efeitos, positivos e negativos, que ocorrem nos países dos quais são originários.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).