Chile um país de esportistas: construção discursiva do esporte durante o governo de Sebastián Piñera
DOI:
https://doi.org/10.5380/alesde.v3i1.29809Palavras-chave:
Esporte, Análise do discurso, MetáforasResumo
Hoje em dia os discursos das autoridades e as orientações de políticas públicas incluem o esporte como uma ferramenta para alcançar objetivos de interesse público. No caso do Chile, o presidente Sebastián Piñera tem proposto fazer do Chile “Um país de esportivas”, discurso que tem sido construído desde sua proposta de governo e tem sido reiterado em diferentes instâncias públicas. Dada a significância dessa declaração, foi proposto compreender como se constrói discursivamente esse país de esportistas e quais são as implicações que se desprendem dessa construção. A presente pesquisa aborda essa temática a partir de uma perspectiva da análise do discurso, centrando-se nas metáforas utilizadas para construir este país. Os resultados mostram uma marcada relação entre a figura do esportista e o cidadão ideal como uma moral marcada por valores de empreendimento e de competição.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).