RECONSTRUINDO A IMAGEM/IDENTIDADE DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL: A “ERA PÓS-DUNGA” NA MÍDIA

Autores

  • Lyana Virgínia Thediga Miranda UFSC
  • Giovani De Lorenzi Pires UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5380/alesde.v2i1.25069

Palavras-chave:

Futebol, Identidade, Discurso midiático, Copa do Mundo da FIFA.

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo identificar e analisar o discurso midiático como interlocutor social do projeto de reconstrução da imagem da seleção brasileira de futebol no período denominado Era pós-Dunga. Para tanto, apoia-se em bases teóricas sobre questões de identidade, nacionalismo e comportamento midiático, relacionando-os ao esporte (neste caso, o futebol). O corpus de pesquisa é formado por 38 matérias jornalísticas veiculadas em meios impressos, digitais e televisivos, examinados por meio da Análise de Conteúdo (AC) e de aproximações aos princípios da Análise do Discurso (AD). A pesquisa demonstrou que, ao serem institucionalizados e alavancados pela cobertura midiática, a celebração do nacionalismo, o sentimento de “brasilidade” e a autoestima afloram e materializam significados do “ser brasileiro” numa só representação: a seleção brasileira de futebol, tomada por táticas simbólicas de união e identificação da audiência pela mídia, como espelho da imagem do próprio país. 

Biografia do Autor

Lyana Virgínia Thediga Miranda, UFSC

Publicitária e Jornalista; aluna de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação/UFSC; integrante do LaboMidia/UFSC

Giovani De Lorenzi Pires, UFSC

Doutor em Educação Fìsica (UNICAMP), Professor do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física/UFSC; coordenador do LaboMidia/UFSC

Downloads

Publicado

2012-04-15

Como Citar

Miranda, L. V. T., & Pires, G. D. L. (2012). RECONSTRUINDO A IMAGEM/IDENTIDADE DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL: A “ERA PÓS-DUNGA” NA MÍDIA. Revista Da ALESDE, 2(1). https://doi.org/10.5380/alesde.v2i1.25069

Edição

Seção

Artigos Originais