O ENQUADRAMENTO AXIOLÓGICO DO ENSINO DOS ESPORTES: PROBLEMAS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Fabiano Basso
  • Otávio Tavares

DOI:

https://doi.org/10.5380/alesde.v2i1.24658

Palavras-chave:

Esporte, Ensino, Valores.

Resumo

Existe, tanto no senso comum quanto no âmbito acadêmico, consenso que o esporte educa. Mesmo as interpretações mais divergentes não excluem a noção de que o esporte, enquanto prática social significativa encontra-se relacionado a valores. Observa-se, porém, a ausência de uma reflexão sobre uma educação em valores para e na prática pedagógica. O presente trabalho tem por objetivo problematizar o enquadramento axiológico do ensino de esportes a partir da mudança identificada de valores orientadores das formas de sociabilidade.

Biografia do Autor

Fabiano Basso

Professor de Educação Física. Aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do CEFD/UFES (mestrado). Membro do ARETE - Centro de Estudos Olímpicos.

Otávio Tavares

Priofessor Associado do CEFD/UFES. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Membro do ARETE - Centro de Estudos Olímpicos.

Downloads

Publicado

2012-04-02

Como Citar

Basso, F., & Tavares, O. (2012). O ENQUADRAMENTO AXIOLÓGICO DO ENSINO DOS ESPORTES: PROBLEMAS E PERSPECTIVAS. Revista Da ALESDE, 2(1). https://doi.org/10.5380/alesde.v2i1.24658

Edição

Seção

Artigos de revisão