A ideologia não acontece simplesmente: esporte e neoliberalismo
DOI:
https://doi.org/10.5380/alesde.v1i1.22743Resumo
A pesquisa em esportes na sociedade é desencorajada por crenças existencialistas que definem o esporte como uma expressão fixada, inata dos impulsos humanos. Isso tem minado uma preocupação do esporte como uma prática cultural e forma de organização social, o que é comumente utilizado para reafirmar processos nacionais e globais de neoliberalismo. Esse artigo esclarece o significado contemporâneo de neoliberalismo e sugere que ele é intimamente relacionado com a emergência e apoio do esporte de elite, organizado, competitivo e comercial. Por sua vez, esses esportes frequentemente são promovidos e representados para estabelecer, reafirmar e reproduzir ideais e crenças neoliberais. Apesar da resistência, o neoliberalismo continua ganhando aceitação entre as pessoas em todo o mundo pelo largo alcance das estratégias utilizadas pelos seus proponentes. Embora as estratégias mais visíveis foquem nas políticas públicas e econômicas, o sucesso em longo prazo dessas políticas depende da incorporação das ideias e crenças neoliberais nas esferas social e cultural da vida. Assim, a resistência efetiva e o estabelecimento de alternativas viáveis requerem estratégias baseadas na completa compreensão do cultural e social, assim como das manifestações econômicas e políticas do neoliberalismo. Parte dessa estratégia envolve esforços de reivindicar as atividades físicas e esportes como parte da esfera pública e alterar as prioridades de financiamento para suporte das atividades físicas para além daquelas manifestações de elite, organizadas e competitivas. Estratégias para produzir essas mudanças são identificadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




