Proposta teórica e metodológica para o estudo dos clubes esportivos no Chile
DOI:
https://doi.org/10.5380/alesde.v1i1.21506Palavras-chave:
Clube esportivos – organizações esportivas – terceiro setor – sociedade civil - stakeholdersResumo
O artigo faz uma proposta de como estudar os clubes esportivos chilenos. Para isso temos estabelecido nosso trabalho em duas partes principais. A primeira propõe a perspectiva teórica e trata aos clubes no contexto das organizações esportivas e na sociedade; as características constitutivas destes; o referencial legal e administrativo que as moldam. A segunda parte aborda a operacionalização do estudo. Apresentam-se as variáveis de estudo, a dimensão que as contém e os respectivos indicadores. A continuação se apresenta a entrevista demoscópica frente a frente como forma mais adequada de recopilar a informação e se dão as pautas principais para o desenvolvimento do questionário. O apartado finaliza com umas reflexões sobre a amostra e a realização do trabalho de campo. Conclui-se com umas reflexões gerais, acerca dos aportes de um estudo orientado aos clubes esportivos desse país.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




