O futebol em El Dorado: "O ponto" que marcou o rápido desenvolvimento do "amadorismo" ao "profissionalismo"
DOI:
https://doi.org/10.5380/alesde.v1i1.20967Palavras-chave:
El Dorado, violência, profissionalResumo
A era profissional do futebol na Colômbia começa em 15 de agosto de 1948. O El Dorado futebolístico começaria em 10 de junho de 1949 dando lugar a uma das épocas mais emocionantes da história do futebol na Colômbia. Entre os fatores que propiciaram viver esse momento tão singular no esporte colombiano, podemos destacar os seguintes: A realização do primeiro campeonato de futebol profissional após os acontecimentos de 09 de abril de 1948 refletiu a necessidade de aliviar a tensão social e de dinamismo por parte do governo da época. Dirigencial ruptura entre a Associação de Colombiana de Futebol e da recém criada liga profissional de futebol, que daria carta branca para esta desenvolver um campeonato de contratar os melhores jogadores do futebol internacional, começando assim o que se chamou de "A pirataria no futebol." Combina essa situação interna com a externa, onde uma greve dos jogadores na Argentina faz a sua presença no campeonato colombiano profissional. Estes são alguns dos fatores que entram para conformar o marco configuracional do que foi esse período do futebol na Colômbia entre 1949 e 1954.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




