CRITÉRIOS PARA UM PROCESSO DE FILIAÇÃO TEÓRICA E A NECESSIDADE DE UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA QUALITATIVA

Autores

  • Henrique Gerson Kohl Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5380/alesde.v2i1.20587

Palavras-chave:

Pesquisa, Metodologia, Figuração, História Oral.

Resumo

O artigo em questão busca contribuir para a compreensão da complexa conjuntura que abarca um objeto de pesquisa como condição indispensável de um processo de filiação teórica para ser possível (re)pensar a realidade do objeto. Desprovidos de uma teoria, caímos no risco de expressarmos considerações equivocadas da realidade investigada. A teoria deve ser provida de conceitos articulados e que refutem qualquer compreensão fragmentada da realidade. A adoção de uma teoria não significa adesão ao “teórico da moda”, via recortes gratuitos de textos para figuração de pretextos desprovidos de contextos. Ela orienta o(a) pesquisador(a) para um constante e rigoroso (re)pensar da realidade para a construção de um conhecimento que seja socialmente relevante e cientificamente correto. Destarte, discutiremos nosso processo de filiação teórica fundamentando opções epistemológicas de uma pesquisa em andamento ao nível de doutoramento pela Linha de Pesquisa de Teoria e História da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco.

Biografia do Autor

Henrique Gerson Kohl, Universidade Federal de Pernambuco

http://lattes.cnpq.br/5748430865476746

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Publicado

2012-04-02

Como Citar

Kohl, H. G. (2012). CRITÉRIOS PARA UM PROCESSO DE FILIAÇÃO TEÓRICA E A NECESSIDADE DE UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA QUALITATIVA. Revista Da ALESDE, 2(1). https://doi.org/10.5380/alesde.v2i1.20587

Edição

Seção

Artigos Originais