Educação Especial, Educação Física e esporte nas APAEs do Paraná:
percurso histórico e contexto atual
DOI:
https://doi.org/10.5380/ra.v17i2.101143Resumo
O estudo objetivou descrever o percurso de consolidação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) como Escolas de Educação Básica, Modalidade de Educação Especial no Estado do Paraná, Brasil, bem como identificar características formativas da Educação Física e do esporte nesse contexto. Trata-se uma pesquisa qualitativa, de características documental e histórica. Para sistematização da pesquisa, consultou-se: a legislação pertinente, resoluções, instruções e informações e documentos curriculares relacionados à Educação Física na Educação Especial. A integração dessas escolas ao sistema estadual de ensino do Paraná pode ser considerada uma grande vitória e um exemplo a ser seguido por outras Unidades Federativas. Concluiu-se que há uma valorização gradativa das pessoas com deficiência na sociedade, em especial as que se encontram em idade escolar. Quanto ao esporte, tanto como conteúdo do componente curricular Educação Física quanto como atividade extracurricular, este desenvolve papel fundamental no processo de inclusão social dos alunos com diferentes deficiências. No Paraná, observa-se o privilégio da aprendizagem e prática esportiva na escola, ambiente universalmente reconhecido como de formação e pertencimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




