Dupla carreira e esporte: uma análise sobre o judô

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ra.v17i2.100009

Resumo

O objetivo geral deste trabalho é investigar como a literatura sobre a carreira e a dupla carreira de judocas apresenta as dificuldades e desafios de conciliação entre a dedicação entre esporte e estudos. A natureza desse estudo será um ensaio teórico sobre a dupla carreira no judô, desenvolvendo os conceitos de carreira, carreira acadêmica e carreira esportiva. Os principais resultados são: somente alguns clubes oferecem estrutura de treinamento e salário para os judocas; as instituições esportivas e órgãos reguladores não possuem propostas para o desenvolvimento de uma dupla carreira e orientação para o pós-carreira; as oportunidades na elite do judô são desiguais e polarizadas.

Biografia do Autor

Iuri Salim de Souza Souza, Universidade de São Paulo

Doutorando em Educação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP - USP (2021 - presente). Mestre em Ciências pela Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto/EEFERP - USP (2018-2020); Especialista em Avaliação Física, Postural e Funcional pela Universidade de Araraquara - UNIARA (2016-2017; Aperfeiçoamento em Treinamento Funcional pela IFBB (2015); Aperfeiçoamento em Personal Trainer pela IFBB (2014); Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto/EEFERP - USP (2010-2013). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Aspectos Socioculturais e Pedagógicos do Esporte (GEPESPE - USP). Atua principalmente nas áreas de pesquisa em Sociologia do Futebol e Futsal e Pedagogia do Futebol e Futsal. Trabalhou como Treinador de Goleiros de futebol em categorias de base. Um dos vencedores do II Prêmio Teses e Dissertações sobre Futebol da Secretaria Nacional de Futebol e Direitos do Torcedor (SNFDT), do Ministério da Cidadania, no ano de 2020.

Renato Francisco Rodrigues Marques , Universidade de São Paulo

Professor Titular da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. _____Livre-docente na área de Sociologia da Educação Física e Esporte pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de pós-doutorado em Sociologia do Esporte na Universidade Federal do Paraná. Doutor e Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Cursou especialização em Futsal pela Universidade do Norte do Paraná. Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas._____ Esteve em visitas técnicas para atividades de colaboração em pesquisa na Loughborough University (Reino Unido), University of Gothenburg (Suécia), Universitat Autónoma de Barcelona (Espanha), Institut Nacional dEducació Física de Catalunya/Universitat de Lleida (Espanha) e na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Portugal). _____ Atualmente ocupa as seguintes posições: Presidente da Comissão de Pós-graduação da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto - USP; Coordenador da Câmara Curricular do Conselho de Pós-graduação da USP; Coordenador do convênio de cooperação entre a Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP-USP) e o Institut Nacional dEducació Física de Catalunya (INEFC)/Universitat de Lleida (UdL), Espanha; Vice-presidente da Asociación Latinoamericana de Estudios Socioculturales del Deporte (ALESDE); Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Aspectos Socioculturais e Pedagógicos do Esporte (GEPESPE-RP - USP); Membro da International Sociology of Sport Association (ISSA); Vice-diretor científico da Associação Brasileira sobre Dupla Carreira Esportiva (ABDC)._____ Atua principalmente nas seguintes áreas de ensino, pesquisa e extensão: Sociologia do esporte; Construção de Carreiras de atletas.

Downloads

Publicado

2025-12-15

Como Citar

Sato, C. A., Souza, I. S. de S., & Marques , R. F. R. (2025). Dupla carreira e esporte: uma análise sobre o judô. Revista Da ALESDE, 17(2), 244–264. https://doi.org/10.5380/ra.v17i2.100009