INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA FINAL DE CARBONIZAÇÃO NAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E QUÍMICAS DO CARVÃO VEGETAL DE JATOBÁ (Himenea courbaril L.)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v2i1.976Palavras-chave:
carvão vegetal, temperatura, características físicas e químicas, cerne e alburno, jatobá, Charcoal, temperature, physical and chemical characteristics, heartwood and sapwood, jatobá.Resumo
O objetivo deste trabalho foi verificar a influência da temperatura final de carbonização sobre algumas das principais características físicas e químicas desejáveis no carvão vegetal de jatobá (Himenea courbaril L.) e o comportamento dos materiais cerne e alburno frente ao processo de carbonização. Verificar, também, a relação entre a composição química do carvão e o seu poder calorífico superior. Foram analisadas algumas das características físicas e químicas do carvão vegetal. Os resultados demonstraram haver diferenças entre o carvão vegetal do cerne e alburno provocadas, provavelmente, pela diferente composição química e anatômica dos materiais avaliados. A densidade relativa aparente passa por um ponto de mínimo em 660º C, para os dois materiais usados. O rendimento em carbono não variou significativamente com o aumento da temperatura final de carbonização. O teor de carbono fixo, de cinzas e o poder calorífico superior do carvão vegetal aumentaram com o aumento da temperatura de carbonização. Comportamento contrário ocorreu para teor de materiais voláteis. Existe uma relação funcional positiva entre o poder calorífico superior do carvão vegetal e o teor de carbono fixo e o teor de cinzas, e uma relação funcional negativa com o teor de materiais voláteis.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
