ENRAIZAMENTO IN VITRO DO PORTA-ENXERTO DE MACIEIRA – M9 EM FUNÇÃO DA VEDAÇÃO, SACAROSE E MATERIAL DE SUPORTE NO MEIO DE CULTURA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v8i2.8380Palavras-chave:
micropropagação, ágar, vermiculita, algodão, papel alumínio, Malus domesticaResumo
Este trabalho teve como objetivo determinar o melhor material de suporte, tipo de vedação dos frascos e concentração de sacarose, visando o enraizamento in vitro do porta-enxerto de macieira M-9. O meio de cultura usado foi o MS, acrescido de ácido indolbutírico-AIB (5 mM). Os tratamentos consistiram-se no uso de dois tipos de material de suporte (ágar e vermiculita); vedação de frascos (algodão e papel alumínio) e da presença ou ausência de sacarose no meio de cultura. Constatou-se que o ágar promoveu o melhor desempenho para a percentagem de enraizamento, sendo superior à vermiculita em meio de cultivo com sacarose. A vedação dos frascos com algodão promoveu maior número médio de raízes e porcentagem de enraizamento em meio de cultivo com adição de sacarose.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
