TEMPERATURA E UMIDADE DO SOLO EM SISTEMA DE INTEGRAÇÃO SOJA-BOVINOS DE CORTE COM DIFERENTES MANEJOS DA ALTURA DO PASTO

Autores

  • João de Andrade Bonetti Universidade Federal do rio Grande do Sul e North Carolina State university
  • Ibanor Anghinoni Universidade Federal do Rui Grande do Sul
  • Lucas Zulpo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsa.v18i2.51150

Resumo

O manejo de bovinos em sistemas integrados de produção agropecuária reduz a biomassa, podendo alterar a dinâmica dos atributos do solo. O objetivo desse trabalho foi avaliar os efeitos relacionados à altura de manejo do pasto, na cobertura, umidade e temperatura do solo, durante o pastejo e o cultivo de soja. A altura de manejo do pasto foi de 10, 20, 30, 40 cm e sem pastejo. Os atributos de solo foram determinados nas camadas 0-5, 5-10 e 10-20 cm, sendo; caracterização física, umidade do solo e temperatura do solo no período noturno e diurno.  A biomassa sobre o solo, no ciclo de pasto, foi determinada coletando amostras a cada mês. As diferentes intensidades de pastejo reduziram a biomassa sobre o solo, sendo que no mês de setembro a biomassa residual foi de 0,48 Mg ha-1 no pasto mantido a 10 cm de altura e 5,81 Mg ha-1 no sem pastejo. A umidade do solo foi pouco alterada, sendo esse resultado relacionado a precipitação regular e acima da média regional. A maior temperatura do solo no início do cultivo do pasto e da soja foi observada nas áreas com maior intensidade de pastejo. A redução da biomassa do pasto, em função do pastejo, proporcionou maior temperatura do solo durante o dia e menor durante a noite, fato que aumentou a amplitude de temperatura, especialmente no pasto mantido a 10 e 20 cm de altura. 

Biografia do Autor

João de Andrade Bonetti, Universidade Federal do rio Grande do Sul e North Carolina State university

Agrônomo pela Universidade Federal do Mato Grosso. Mestre em Agronomia no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás. Doutor em Ciência do Solo pela  Universidade Federal do Rio grande do Sul (Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) e Universidade Estadual da Carolina do Norte (Soil Science).

Ibanor Anghinoni, Universidade Federal do Rui Grande do Sul

Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo. Atua na área de fertilidade e manejo do solo.

Lucas Zulpo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando na área de física do solo.

Downloads

Publicado

2017-07-07

Como Citar

Bonetti, J. de A., Anghinoni, I., & Zulpo, L. (2017). TEMPERATURA E UMIDADE DO SOLO EM SISTEMA DE INTEGRAÇÃO SOJA-BOVINOS DE CORTE COM DIFERENTES MANEJOS DA ALTURA DO PASTO. Scientia Agraria, 18(2), 11–21. https://doi.org/10.5380/rsa.v18i2.51150

Edição

Seção

Ciências do Solo