CARACTERIZAÇÃO DO TOMATEIRO SUBMETIDO AO DÉFICIT HÍDRICO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v16i1.41042Palavras-chave:
Solanum lycopersicum, Tolerância a seca, Déficit hídrico, Eficiência do uso da água.Resumo
O experimento foi conduzido com o objetivo avaliar as características morfofisiológicas do tomateiro quando submetido a diferentes níveis de déficit hídrico e, com base nesses resultados, indicar os melhores caracteres para seleção de plantas com maior resistência ao déficit hídrico. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com quatro repetições, no esquema de parcelas subdivididas, em que os tratamentos principais (parcelas) foram constituídos por duas linhagens (TOM-684 e M-82) e as subparcelas por quatro níveis de umidade do solo (100 %, 75 %, 50 % e 25 % da capacidade de campo). Foram avaliados os seguintes caracteres: produção de frutos, massa fresca e seca das folhas, caule e sistema radicular, diâmetro do caule, altura das plantas, número de folhas, fotossíntese, transpiração, temperatura foliar, umidade intercelular, dióxido de carbono intercelular, condutância estomática, condutância de CO2 intercelular e condutância total. Com a redução da umidade do solo houve redução do número de folhas, altura das plantas, massa fresca e seca das folhas, caule e sistema radicular, transpiração, taxa fotossintética, produção de frutos e aumento da temperatura foliar. A condutância estomática diferiu entre as duas linhagens, com maiores valores para a cultivar TOM-684, que reduziu a condutância estomática de 0,70 para 0,25 mol m-2 s-1 entre os níveis de 100 e 25 % da capacidade de campo. A altura das plantas e o número de folhas podem ser utilizadas em programas de melhoramento como ferramenta para seleção de plantas com maior resistência ao déficit hídrico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.