CONCENTRAÇÃO E CONTEÚDO DE MACRONUTRIENTES DA BIOMASSA DE Mimosa scabrella BENTHAM, EM DIFERENTES CLASSES DE SÍTIO, IDADE E DIÂMETRO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v11i6.20392Palavras-chave:
Macronutrientes, ciclagem de nutrientes, biomassa, bracatingaResumo
Os objetivos deste trabalho foram quantificar e avaliar as concentrações e conteúdos de macronutrientes na biomassa aérea de bracatinga (Mimosa scabrella Bentham) sob diferentes classes de sítio, idade e diâmetro. Ao todo, 25 árvores foram amostradas em diferentes bracatingais da região metropolitana de Curitiba, no Estado do Paraná. No campo, as árvores foram medidas e separadas nos seguintes compartimentos da biomassa: folhas, galhos < 4 cm, galhos ≥ 4 cm, madeira e casca do fuste. Posteriormente, amostras foram levadas ao laboratório para determinação da massa seca e macronutrientes. O efeito das classes de sítio, idade e diâmetro foram avaliados por meio de delineamentos estatísticos inteiramente casualizados. Os resultados encontrados indicaram que, as concentrações dos macronutrientes por compartimentos da biomassa apresentaram a seguinte ordem decrescente: folhas > casca > galhos > madeira. O compartimento da biomassa que apresentou os maiores conteúdos de macronutrientes foi a madeira. De acordo com os resultados, as concentrações de macronutrientes na biomassa aérea de bracatinga não apresentaram relação direta com as classes de idade e diâmetro e somente as concentrações de P e K nas folhas diminuíram da melhor para a pior classe de sítio. Não foram observadas relações de aumento ou diminuição entre os conteúdos de macronutrientes da biomassa de bracatinga e as diferentes classes de sítio e idade, entretanto, estes foram diretamente proporcionais aos diâmetros das árvores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
