LODO DE ESGOTO ALCALINIZADO ADICIONADO DE FÓSFORO APLICADO NUM LATOSSOLO VERMELHO DISTRÓFICO DE ARAPOTI-PR
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v11i5.20226Palavras-chave:
superfosfato triplo, superfosfato simples, fosfato natural parcialmente acidulado Alvorada, produção de grãos, produção de massa seca, Phaseolus vulgarisResumo
No estágio atual da pesquisa com lodos de esgoto seu enriquecimento com fósforo (P) pode contribuir para a redução de problemas com sua destinação final e atrair produtores ao uso de quantidades adequadas destes biossólidos na agricultura. Além disso, pode reduzir custos com operações de adubação e correção de solos. Este trabalho objetivou avaliar o P extraível Mehlich-1 (HCl 0,05 mol dm-3 + H2SO4 0,0125 mol dm-3) de Latossolo Vermelho Distrófico típico (LVDt), ácido, fósforo acumulado nas plantas de feijoeiro (Phaseolus vulgaris), a produtividade da cultura e a eficiência agronômica de lodo de esgoto alcalinizado adicionado de fósforo de diferentes fontes. Um lodo de esgoto alcalinizado de Curitiba foi adicionado de 0% P, 0,436% P, 0,872% P e 1,745% P oriundo de fosfato natural parcialmente acidulado Alvorada, superfosfato simples e superfosfato triplo. Quatro níveis de adição de P de três fontes originaram 12 tratamentos com quatro repetições. A partir dos tratamentos recomendou-se a dose de 45,85 kg P ha-1, gerando-se como únicas causas de variação os níveis e fontes de adição de fósforo. Aplicou-se os tratamentos a 2,5 kg de solo em vasos cultivados com 6 plantas de feijoeiro. Lodo de esgoto alcalinizado adicionado de fósforo aumentou o P extraível do solo e a acumulação de P nas plantas bem como a produção de grãos e massa seca de feijoeiro. Tanto o fosfato natural parcialmente acidulado Alvorada quanto o superfosfato simples pode ser utilizado em mistura com lodo de esgoto alcalinizado desde que considerado o nível de 0,436% P.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
