ABSORÇÃO DE CÁLCIO E FERRO POR ARROZ CULTIVADO EM SOLUÇÃO NUTRITIVA COM DOSES DE SILÍCIO E MANGANÊS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v11i3.17510Palavras-chave:
Oriza sativa L., mineral nutrition of plants, micronutrients, Oriza sativa L, nutrição mineral de plantas, micronutrientesResumo
Este experimento foi conduzido com o objetivo de avaliar o teor e acúmulo de Fe e Ca em plantas de arroz cultivadas em soluções nutritivas com doses de Mn, com ou sem adição de Si. Os tratamentos foram dispostos em esquema fatorial 2x3 (duas doses de Si: 0 ou 2 mmol dm-3 e três doses de Mn: 0,5; 2,5 e 10 µmol dm-3) em blocos casualizados com cinco repetições, sendo a unidade experimental um vaso plástico (4 dm3) com seis plantas de arroz (cv. Metica-1). Trinta e nove dias após a colocação das plântulas em solução nutritiva com os tratamentos foram determinados o teor e acúmulo Fe e Ca em raízes e limbo foliar (folha). A maior dose de Mn reduziu a absorção de Ca e Fe por plantas de arroz. A adição de Si à solução nutritiva para as plantas de arroz reduziu a translocação de Fe das raízes para as folhas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
